Para garantir o foco nas atividades principais de negócios da empresa os empresários têm optado por delegar a operação financeira para empresas de BPO Financeiro. A sigla norte americana é abreviação de “Business Process Outsourcing que, traduzida ao português, significa “terceirização dos processos de negócio”. O BPO é comum para grandes organizações e, atualmente, vem se popularizando também para pequenos e médios negócios.
Como o BPO Financeiro funciona na prática?
Certamente, o que deve gerar alguma curiosidade aos interessados nessa opção de serviço para contratação é: como funciona na prática?
Um BPO Financeiro tem a responsabilidade de organizar a rotina financeira da empresa cliente, sendo responsável por todas as operações referentes a CONTAS A PAGAR E RECEBER, CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS, REGISTRO DE MOVIMENTAÇÕES, EMISSÃO DE BOLETOS E NOTAS FISCAIS e as atividades correlacionadas, conforme o plano contratado ou acordo firmado com a empresa prestadora de serviços. Para que funcione em seu máximo potencial é imprescindível o uso de recursos online, como sistemas para gerenciamento, comunicação e acesso bancário. Para conhecer detalhadamente essas práticas no dia-a-dia, entre em contato com consultor da Guia Processos Gerenciais ®
O BPO Financeiro tem acesso aos dados bancários da empresa?
Sabendo agora o que é o BPO Financeiro e qual a importância na gestão, a resposta é sim! Se não for desta forma, não há gerenciamento das contas de forma autônoma, tornando as atividades dependentes do titular da conta, minando o objetivo de uma gestão ágil e eficiente. Porém, o acesso que deve ser concedido ao BPO Financeiro é exclusivamente com PERFIL DE OPERADOR. Não deve ser concedido acesso com poder de autorização pois isso confere segurança para a empresa contratada e para a empresa contratante.
Qual a vantagem de contratar um BPO Financeiro?
Das principais vantagens podemos facilmente listar:
- Gestão financeira por profissionais especialistas.
- Relatórios contábeis mais confiáveis e realistas devido a sinergia entre os departamentos.
- Operação diária e fluída das demandas financeiras da empresa.
- Garantia de confidencialidade garantida e assegurada por contrato.
- Economia significativa em comparação com a contratação de um ou mais profissionais internos.
- Relatórios financeiros estruturados para análise e tomada de decisões.
- E principalmente, pode ser considerado a conquista de MAIS TEMPO!
Com a operação financeira não estando sob a responsabilidade exclusiva do pequeno e médio empresário, a concentração na melhoria contínua dos produtos e processos da empresa pode ser amplamente mais trabalhada, aumentando assim o desenvolvimento da organização
Qual o investimento necessário em um BPO Financeiro?
Para cada caso uma necessidade diferente e, podemos dizer que depende. A oferta de valor precisa antes de uma análise para se entender o nível de atendimento demandado pelo contratante. Pode-se dizer que há cenários que poderão iniciar com investimento inicial de R$ 450,00 e outros que podem ser maiores.
É válido ressaltar que há ganhos colaterais importantes em um primeiro momento pois:
- O atendimento é contínuo durante todos os meses do ano.
- Os relatórios possibilitam decisões mais assertivas e precisas mitigando perdas.
- O empresário ganha força para focar em seu CORE BUSINESS ou tempo para dedicar a outras questões importantes.